quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Roma


Roma é uma cidade incrível, e isso é completamente perceptível assim que você sai do aeroporto e respira o ar romano. Conhecida como a Cidade Eterna, Roma é a capital da cristandade, lar dos apaixonados, dos sonhadores, do Papado e de uma história que moldou uma grande parte do que conhecemos hoje. Fiquei completamente encantado com Roma a partir do momento de desafivelei o cinto.

Roma é considerada um grande museu a céu aberto, e assim que comecei a caminhar pelas ruas da cidade entendi o motivo. Isso porque Roma é praticamente a única cidade, que em uma simples ida ao café do fim da rua, você se depara em quase todas as esquinas com traços de sua história. História esta que rompe as barreiras milenares e acompanha o crescimento de Roma de uma maneira impressionante. Todas essas memórias trazem consigo um sentimento, uma emoção e um encanto que cria uma atmosfera difícil de explicar em palavras.

É muito curioso observar que Roma preserva tão bem seus bens culturais, você realmente se sente transposto ao período antigo, época dos grandes artistas, filósofos, gladiadores e etc. Pude perceber que Roma é uma cidade exibida e calorosa, que não sente vergonha, nem age de pouca modéstia, em mostrar toda a sua beleza deslumbrante e envolver seus visitantes em seus sonhos, luzes e aromas, nos convidando a vivenciar a experiência de estar em Roma no mais alto nível.

Aliás, a própria história de Roma é fantástica, digna daqueles contos que nossos pais contavam antes de irmos dormir. Diz à lenda que um homem atacou o pai de gêmeos e raptou as duas crianças. Após isso, abandonou os dois em uma floresta, mas o choro das crianças atraiu uma loba que os encontrou e decidiu criá-los como filhotes. Certo dia, um camponês encontrou os dois e batizou de Rômulo e Remo. Anos depois, já adultos, encontraram o pai, o libertaram e puniram o homem que os havia raptado. Logo depois retornaram ao lugar aonde a Loba os criara e fundaram uma nova cidade. Em 21 de abril de 753 A.C, nasceu Roma.

Poderia ficar o dia inteiro contanto todas as magníficas histórias que ouvi em Roma, mas vamos conhecer um pouco deste lugar incrível. Uma boa maneira de começar sua visita é pelo famoso Coliseu. Porque é bom? Porque você provavelmente irá gastar uma boa parte do seu dia nele. Primeiro pela grande quantidade de visitantes que o lugar recebe diariamente, segundo porque ao se deparar com a magnitude do Coliseu você simplesmente irá se perder no tempo.

Considerado umas das 7 maravilhas do mundo moderno, foi construído em 72 D.C pelo imperador Vespasiano, e foi concluído em 80 D.C, por seu filho Tito. Comportava 55 mil pessoas sentadas que lotavam a arena para assistir as épicas batalhas entre gladiadores e animais selvagens – leões e tigres. É um lugar que transpira história por sua inspiradora arquitetura. Não tenha pressa no Coliseu de Roma, visite cada pedacinho, explore cada espaço, é uma visita inesquecível.

Um dos lugares que considerei mais românticos em Roma foi a Fontana Di Trevi. Barroca, romântica, cheia de sonhos e desejos, foi construída em 1735 por Salvi na época do Papa Clemente XII, já foi cenário para inúmeras produções cinematográficas – as mais recente que me recordo são o clipe de “Thank You For Loving Me” do Bon Jovi e a comédia romântica “When In Rome” -, e detém uma tradição que é jogar uma moedinha de costas, sobre os ombros, e fazer um pedido. Sonorize com sua música favorita, feche os olhos, e deseje. Não custa nada. Quer dizer, custa uma moedinha, mas vale à pena.

Como a Fontana não irá tomar seu dia por completo, aproveite para ir até a A Piazza Navona. Um dos lugares mais agradáveis e românicos de Roma. Antigamente, a Piazza era utilizada para corridas de cavalos, ou batalhas navais. Hoje é cercada por incríveis prédios históricos e bares com mesas nas calçadas. Foi cenário do filme “Anjos e Demônios” de Ron Howard. É uma ótima opção para descansar um pouquinho, é tomar um café e observar as pessoas que transitam por lá, ora com pressa, ora tranquilamente, mas todas com o mesmo sentimento de encantamento por Roma.

Como essa vida de turista dá fome, Roma oferece ótimas opções de restaurantes com um cardápio extremamente delicioso. Muitos deles têm um preço acessível e ainda oferecem um maravilhoso vinho.

Você não pode ir a Roma e não passar pelo Vaticano. Um lugar belíssimo e extremamente emocionante. Não importa sua crença, quando se esta diante do esplendor das estruturas do Vaticano suas pernas ficam frouxas e é possível que você caia de joelhos. O grande momento da visita é adentrar a Basílica de São Pedro, onde o Papa aparece para saudar a multidão que se aglomera por lá. Arquitetonicamente é a maior igreja do mundo. Sua área é de 23 mil m² e comporta cerca de 60 mil pessoas. Construída em 1506 no mesmo lugar onde São Pedro, o 1º Papa, foi crucificado, é onde se encontra o tumulo do Papa João Paulo II e do próprio São Pedro.

Uma visita ao Vaticano rende muitos momentos emocionantes, assim como um bom tempo para conhecer tudo. Não tenha pressa, chegue cedo, se for durante o verão não se esqueça de água, e uma roupa leve para agüentar o calor europeu.

Meu lugar favorito no Vaticano foi a Capela Sistina. Um lugar espetacular onde é possível apreciar as obras do mestre Michelangelo. Sua arquitetura foi inspirada no Templo de Salomão, e você ainda encontra obras de Rafael, Bernini e Botticelli. Nela se encontra a famosa, e inspiradora, “Criação de Adão” de Michelangelo. Outra curiosidade, é que o Conclave – que elege o novo Papa – é realizado na capela. Exige um pouco de paciência, por estar sempre cheia de turistas, mas é imperdível e obrigatória. Você não irá se arrepender. Acredite!

Vou listar aqui alguns lugares de visita obrigatória em Roma:

· Piazza Di Spagna: Muito conhecida em Roma, tem uma vista lindíssima da cidade quando se sobe até o último degrau das escadarias. Tradicional, é cheia de turistas, jovens e artistas de rua. Tem uma igreja – Trinità Dei Monte -, além de várias lojas e cafés.

· Fórum Romano: É um lugar de cair o queixo. Antigo centro da vida política e religiosa de Roma é possível visitar o Templo de Júlio Cesar, o Arco do Triunfo, além de Edifícios Religiosos de tirar o fôlego.

· Castelo Sant’Angelo: Construído em 130 D.C para o Imperador Adriano, está a direita do Rio Tibre, pertinho do Vaticano. O Castelo, hoje um museu, tem uma belíssima arquitetura renascentista, e a Ponte Sant’Angelo – onde se localiza – é toda preenchida por estátuas de anjos esculpidas por Bernini.

· Piazza de San Pedro: A famosíssima Praça de São Pedro é capaz de abrigar inúmeras fieis que comparecem a frente da Basílica de São Paulo para assistir a celebração de alguma missa realizada pelo Papa. Projetada por Bernini no século XVII, é clássica e barroca. Tem um obelisco de 40m de altura me no centro.

Roma está esperando por você. Faça já sua mala e sinta toda essa vibração indescritível de uma das melhores cidades da Itália.

Visite também o artigo de Veneza Itália

Nenhum comentário:

Postar um comentário