Barcelona é incrível! Na verdade todos os adjetivos que existem descrevem esta cidade tão inspiradora, tão linda e tão fascinante. Estive em Barcelona em outubro de 2011 e não consigo esconder o encanto e o deslumbre quando penso em todas as experiências que Barcelona me proporcionou.
A cidade de Barcelona é para quem tem fôlego! É necessário um gás muito grande para acompanhar o ritmo desta cidade que nunca para. A história de Barcelona é ilustrada por momentos que só demonstram garra, amor e características fortes de um povo tão caloroso – eles recebem todos os visitantes muito bem, até mesmo aqueles que falam o bom e velho “portunhol”.
A cidade de Barcelona é para quem tem fôlego! É necessário um gás muito grande para acompanhar o ritmo desta cidade que nunca para. A história de Barcelona é ilustrada por momentos que só demonstram garra, amor e características fortes de um povo tão caloroso – eles recebem todos os visitantes muito bem, até mesmo aqueles que falam o bom e velho “portunhol”.
Barcelona é a capital da Catalunha, a segunda maior cidade da Espanha, e, claro, a minha preferida no país. A Catalunha é uma comunidade autônoma que está localizada ao nordeste da Espanha, na Península Ibérica. Conta com uma cultura diferenciada - muito procurada e respeitada por amantes de arte e história – e uma língua própria – o catalão. De origem latina, o catalão é uma língua muito interessante de ser estudada. A primeira impressão que tive, foi que jogaram características fortes do francês e do espanhol em uma panela e fizeram um belo cozido de idiomas, originando o catalão.
É curioso mencionar que alguns catalães não se consideram espanhóis – claro que nem todos pensam assim, só os mais radicais, mais velhos ou revolucionários -, contudo quando analisamos tudo o que essa região passou para conseguir manter sua característica, sua cultura, sua identidade, é difícil não tomar partido, por mais apolítico que você seja.
Voltando a Barcelona, posso dizer que a cidade não me decepcionou em absolutamente nada. Pelo contrário, Barcelona cumpriu tudo aquilo o que sempre disseram e ainda conseguiu ir além. Definitivamente Barcelona é um museu a céu aberto, com belíssimos e impressionantes toques de arte, variando do gótico ao modernismo.
O surrealismo de Miró, artista plástico renomado, está presente em toda a cidade de Barcelona. Suas esculturas estão por toda a parte. Se você é um completo amante da arte, como eu, não pode deixar de visitar a Fundação Miro em Barcelona, um museu com mais de 150 obras do pintor (Picasso e Goya também possuem um museu só deles em Barcelona).
Mas o principal arquiteto e artista de Barcelona é Gaudí! Gaudí e Barcelona se confundem! Foi Gaudí quem concebeu a expressiva, ousada e gigante Igreja Sagrada Família, onde o estilo gótico encontra seu ponto mais expressivo em Barcelona (talvez no mundo). Para mim, Gaudí superou o gótico na concepção da Sagrada Família, reinventou-o para uma versão mais moderna e, claro, surreal.
Parece até que uma criança gigante brincou de construir em Barcelona um daqueles castelos de areia com gotas molhadas atiradas do alto, formando torres pontiagudas, que costumávamos construir brincando na praia.
O turismo em Barcelona decolou após as Olimpíadas de 1992. A cidade se modernizou e muitos bairros foram revitalizados. Toda a área próxima ao mar em Barcelona foi renovada e a cidade ganhou destaque internacional, motivando turistas do mundo inteiro a visitá-la.
Conhecer Barcelona é como assistir a um espetáculo de dança, aonde os bailarinos nos apresentam uma incrível viagem harmônica do antigo ao moderno. Barcelona é simplesmente uma cidade fantástica.
Comecei a minha volta olímpica por Barcelona pela Plaza d’Espanya. Uma praça belíssima, magistral, onde você pode aproveitar para descansar um pouco da viagem e curtir algumas obras de artistas catalães. É nesta praça, próximo ao Palau Nacional, que estão às requisitadas fontes luminosas de Barcelona que jorram água e dançam de acordo com a luz e o ritmo das sinfonias executadas – quase igual a que temos em São Paulo no Parque do Ibirapuera. Sem falar que a vista do alto da praça é sensacional.
Como ainda estava no clima das Plazas, aproveitei para seguir para a Plaza Catalunya em Barcelona. O caminho até lá é feito através da La Rambla, a rua mais famosa de Barcelona. Enquanto caminhava entre a multidão, pude perceber que a rua parece um cenário de filme romântico digno de sessão da tarde. Isso porque esta rua de Barcelona é repleta de barracas que vendem lindíssimas flores, e deixam o ambiente com um colorido surreal de cair o queixo, além de artistas de rua que encantam a todos os turistas com seus shows e apresentações. Alguns são tão bem executados tornando quase impossível não dar um trocado. Dois avisos: será impossível você completar seu trajeto sem carregar ao menos uma sacola, e tenha paciência, pois a rua é sempre cheia de turistas que, assim como você, estarão deslumbrados com toda a magia da La Rambla.
A Plaza Catalunya é considerada o coração de Barcelona. Isso porque, é a partir dela que começam todas as avenidas e ruas mais importantes de Barcelona, como La Rambla, Rambla de Catalunya e a Portal Del Ángel, considerada o grande polo comercial de Barcelona. A praça é famosa por abrigar inúmeras e belíssimas fontes e estátuas. Durante o Reveillon, os moradores de Barcelona vão às ruas para celebrar a passagem do Ano Novo. Segundo a tradição catalã, é necessário comer 12 uvas durante as 12 primeiras badaladas da meia-noite.
Em Barcelona, La Rambla termina diante de uma estátua de Cristovão Colombo, no Porto Antigo. Legal observar que a estátua aponta para o mar. É uma região belíssima em Barcelona, propicia a curtir um pôr do Sol acompanhado e apreciar o clima mágico e romântico que Barcelona pode oferecer.
No Porto Antigo de Barcelona você pode aproveitar para dar um pulinho no Museu Marítimo, que conta a história naval do Mediterrâneo, é bastante interessante. Além do Museu, você pode aproveitar para curtir um pouco as opções de uma noite tranquila em Barcelona, saborear uma deliciosa culinária local acompanhada de um belo vinho em um dos muitos restaurantes do Porto, ou curtir um barzinho sossegado, um cineminha IMAX ou um aquário. Seguindo até o final do Porto, você desembocará na Barceloneta, um vilarejo habitado por marinheiros e pescadores nativos de Barcelona, e que virou ponto de encontro superdisputado pelos banhistas e turistas. O lugar oferece ótimos bares e restaurantes, e do calçadão da Barceloneta tem-se uma visão muito bonita da cidade e dos barcos no Porto Antigo.
Um dos passeios obrigatórios em Barcelona é o Bairro Gótico. O lugar mais bonito, surreal, intimista, inspirador e impressionante que já estive. Fundado pelos romanos, o bairro era uma colônia a comando do imperador Augusto. Caminhar pelo Bairro Gótico de Barcelona é como viajar aos tempos antigos e vivenciar toda a história deste lugar. É possível visitar o Bairro Judeu de Barcelona, habitado pela comunidade judaica até 1391.
Não deixe de visitar o Parc Güell em Barcelona. Um lugar simplesmente inesquecível. A pedido da família Güell, Gaudí tentou construir uma vila em torno da natureza, sem o uso da reta, tornando o lugar completamente retorcido e colorido. Em Barcelona, o parque conta com muitos mosaicos multicoloridos por todos os lados que você olhe.
Outro grande ponto em Barcelona feito com as mãos de Gaudí é a Igreja Sagrada Família. O projeto começou quando o arquiteto tinha 31 anos de idade e continua sendo executado até hoje. Isso porque Gaudí se recusou a elaborar o desenho do projeto inteiro, para ter a liberdade de modificá-la de acordo com a construção – e sua inspiração. Após sua morte em 1926, o projeto foi tocado por Jordi Bonet.
Para quem gosta de arquitetura, a dica é conferir o Poble Espanyol em Barcelona. Um museu arquitetônico que exibe o que há de mais bonito em questão de construção no país. Caminhe por todo o lugar calmamente e aprecie sua história contada por meio das fachadas. O Poble possui 117 edifícios que abrigam inúmeros tipos de lojas, restaurantes, oficinas de arte e artesanato. Cuidado para não perder a noção do tempo!
Em Barcelona é meio difícil não se encantar com a gastronomia local. Na Barceloneta você encontra muitas opções de restaurantes que servem ótimos pratos típicos e que, de quebra, contam com uma belíssima e encantadora vista para o mar. Um dos mais charmosos da região é o “Xup Xup”. Chamou minha atenção pelo nome divertido e me surpreendeu pela sofisticação. Este restaurante de Barcelona possui mesas ao ar livre, onde você pode curtir as belezas do bairro e sentir aquela brisa gostosa do mar enquanto saboreia a deliciosa Paella, ou então uma Botifarra amb Mongetes, uma linguiça grelhada servida com feijão branco.
Outros Lugares para visitar em Barcelona:
- Parc Olimpic: É um lugar espetacular em Barcelona onde foram realizadas as Olimpíadas de 1992. É no parque que estão localizados a “Fundació Juan Miró”, o Museu Nacional de Arte da Catalunha e também o belíssimo Poble Espanyol (todos já citados aqui).
- Mercat La Boquería: Fica na La Rambla. É um mercado maravilhoso de Barcelona, que lembra muito o Mercado Municipal de São Paulo. O lugar é colorido pelas milhares frutas espalhadas pelas inúmeras barracas do Mercado.
- Museu Picaso: O mestre do cubismo não pode ser deixado de lado durante sua visita à Barcelona. O museu está localizado na La Ribeira, uma região muito badalada e movimentada. O museu possui um imenso acerto de obras do pintor e conta um pouco sobre sua história. Amantes de arte, corram para lá.
Barcelona é uma experiência única e encantadora. Você com certeza não pode deixar passar batido! Boa viagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário