terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Lucca

Sempre considerei a Itália um lugar deslumbrante e encantador. O clima, as pessoas, a história e as belezas naturais, sempre despertaram um carinho e um fascínio que não dá para descrever. E um dos meus lugares favoritos do país é a belíssima região de Toscana.

Imponente e dona de uma beleza natural única e inigualável, Toscana traz qualidades completamente inspiradoras. As cores, os aromas inebriantes, o vinho e a maestria arquitetônica, são apenas alguns dos exemplos deste lugar inesquecível. É divida em dez províncias: Florença (a capital), Siena, Arezzo, Pisa, Grosseto, Livorno, Lucca, Massa-Carrara, Pistoia e Prato.

Ao chegar a Toscana, os planos iniciais eram partirmos para Livorno, entretanto houve mudança nos planos, que acabou nos levando até Lucca. Mas no caminho até Lucca, acabamos passando por dentro de Livorno. O dia estava ensolarado, o céu de um azul surreal quase sem nuvens, a temperatura muito agradável. As paisagens de Toscana possuem um colorido impressionante. Impossível não se emocionar.

O caminho até Lucca possui um cenário muito privilegiado. Foi possível avistar os Alpes Apuane, área montanhosa muito semelhante aos Alpes Suiços, bucólico, tranqüilo, dava para fechar os olhos e apenas ouvir os movimentos da natureza. E a estrada até Lucca ainda nos permitia a vista da famosíssima Torre de Pisa. Ou seja, você fica deslumbrado antes mesmo de chegar a Lucca.

Lucca é realmente uma cidade belíssima. É rodeada por um muro gigantesco de mais ou menos 10 metros de altura, tão largo que possui uma praça e uma rua por onde as pessoas caminham tranquilamente. A muralha foi construída inicialmente para a proteção da cidade de Lucca contra os ataques inimigos. Posteriormente foi aumentada para proteger Lucca de Pisa – a cidade fica a 20km dali -, com quem mantém rivalidade eterna desde o ano 1004, quando Lucca decidiu conquistar um pedaço do litoral pertencente a Pisa.

A idéia de fazer um parque linear em Lucca partiu de Napoleão. A estrada foi construída no topo da muralha de Lucca para servir de passeio. Com a chegada dos automóveis se transformou em uma avenida da própria cidade de Lucca, mas ao perceber a beleza do lugar, os carros foram proibidos.

A parte interna de Lucca guarda inúmeros edifícios antigos e muitas igrejas e catedrais. Ao todo são 99 igrejas em Lucca. O ponto alto é a Piazza de S. Michele onde está a Catedral de S. Michele de estilo Românico e Pisano. A praça toda é muito bonita, com edificações da época medieval.

Logo ao lado está a Piazza Napoleone, onde está o palácio habitado pela irmã de Napoleão, Elisa Bonaparte Baciocchi, morou por 15 anos. Não contente com a quantidade de casas que rodeavam as proximidades do palácio, Elisa simplesmente solicitou a retirada de todas elas da frente do Palácio criando uma grande praça.

Lucca é um verdadeiro paraíso para amantes de construções e artes. Suas igrejas possuem grande variedade de quadros pintados por famosos artistas italianos do século XV e V em estilos florentinos e venezianos.

Disputando com a praça S. Michele em termos de ponto alto da cidade de Lucca está o anfiteatro italiano. É verdade, muitas cidades européias possuem um anfiteatro italiano, alguns maiores, outros menores, porém o de Lucca tem uma característica diferente. Ao longo do tempo as pessoas se acomodaram sobre o anfiteatro, utilizando suas cavidades para construírem residências. O anfiteatro – construído em 1830 - foi quase totalmente descaracterizado. Posteriormente, a cidade de Lucca contratou um arquiteto para restaurá-lo. As casas e construções no interior do perímetro do anfiteatro foram demolidas dando lugar a uma grande praça com casas e arcos romanos misturados. É um lugar lindíssimo e bastante interessante.

Visite também o Palazzo Guinigi, que pertenceu à família que governou Lucca por muitos anos. Construído com tijolinhos de estilo romano, com toques góticos, o palácio conta com uma torre com arbustos no topo. De longe parece que a torre está usando uma peruca. Bastante curioso e divertido para fotos a longa distância.

Para se entreter após um dia de visitas aos pontos turísticos em Lucca, vale a pena caminhar até a via Fillungo, a principal avenida para compras em Lucca. O mais interessante aqui, que destoa de outras avenidas em cidades grandes, é o estilo italiano/luchese. A avenida é uma ruela, super estreita, onde as lojas foram inseridas dentro dos arcos medievais. É nessa avenida que está o café mais antigo de Lucca, o café DI SIMMO, o café preferido do compositor Puccini, um dos filhos mais queridos de Lucca. Vale a parada para um verdadeiro expresso italiano ou mesmo um gelatto.

Em Lucca é possível alugar uma bicicleta para passear pela cidade. Você encontra postos de aluguel nos principais pontos de Lucca. É uma boa chance de conhecer as belezas desta cidade que convida você a sonhar e vivenciar suas experiências no limite dos sentidos. Não tem como não se apaixonar por Lucca, suas histórias, suas lendas, seu clima. A cidade da arte. Uma viagem inesquecível.




Nenhum comentário:

Postar um comentário